sábado, 14 de outubro de 2017

R.I.P. Douglas Quinta Reis

Faleceu na madrugada do dia 13 de Outubro Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir Livraria. Ele tinha 63 anos, e foi vítima de um ataque cardíaco fulminante.


Para aqueles que não o conheceram, Douglas foi, junto com Mauro Martinez dos Prazeres e Walder Mitsiharu Yano, um dos fundadores da Devir a 30 anos atrás, na cidade de São Paulo. A empresa que começou como uma importadora de quadrinhos e RPGs estrangeiros, logo tornou-se uma grande editora editora de quadrinhos e literatura de ficção.

Mais do que isso, graças a Douglas, a Devir se tornaria uma pioneira na publicação de RPGs no Brasil - e por muito tempo a maior editora do gênero em nosso país. E a Devir não ficaria apenas no Brasil, tendo sido expandida para Portugal, Espanha, e diversos países da América Latina - sempre levando o RPG com ela.

Claro que eu tenho minhas críticas à Devir pela forma como os RPGs vinham sendo tratados na editora nos últimos anos - acho que praticamente todo rpgista brasileiro as têm, mas também nunca deixei de reconhecer a importância que a editora possui para o hobby, e o bom trabalho realizado naqueles tempos difíceis dos anos 1990. E mais do que isso, apesar das críticas para com a Devir, nunca tive nenhuma crítica ao Douglas.

Não posso dizer que era realmente amigo de Douglas; eu o conheci pessoalmente, conversamos algumas vezes, mas nunca fomos próximos. Mas posso dizer que ele sempre foi um cara muito educado, muito tranquilo, e que demonstrava verdadeiro amor pelo RPG.

Devemos todos muito a esse cara, que agora se foi. Sem ele talvez não tivéssemos o RPG no Brasil nos anos 1990. Não teríamos Magic: The Gathering, um jogo que por muitos anos me divertiu. Certamente o cenário de quadrinhos no país seria mais pobre, e muitos autores nacionais de renome teriam tido mais dificuldades em suas carreiras.

Ele também ajudou a fundar a LVDVS CVLTVRALIS, que difundia o RPG e realizava projetos educacionais usando o RPG como ferramenta (da qual eu fiz parte do núcleo Curitiba, e através da qual eu o conheci), ajudou na realização dos Simpósios de RPG e Educação, e encabeçou todos os Encontros Internacionais de RPG (EIRPG) que por muito tempo foram os maiores eventos do gênero no país.

Ele não foi importante apenas para nós, nesse pequeno hobby de nicho, foi importante para o que hoje chamamos de "cultura geek" em geral. Não à toa, seu falecimento foi noticiado em jornais e revistas de grande circulação.

Jaime Daniel Rodriguez Cancela, um também ilustre membro do cenário geek paulistano (e antigo companheiro na LVDVS CVLTVRALIS), sugeriu que transformássemos o dia do aniversário de Douglas (24 de Fevereiro) no Dia do RPG Nacional. A proposta recebeu apoio de grande parte das editoras locais, e eu também acho adequado - nada melhor do que homenagear alguém que fez tanto pelo hobby por aqui.

Vá em paz, Douglas, sabendo que sua missão foi cumprida com êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...